quinta-feira, 18 de março de 2010

Nova vida útil

Vc sabe como pode dar nova cara aquele móvel que ja ha muito tempo está na sua casa e ja enjoou dele?
Móveis de família, que eram de gerações anteriores, com madeira maciça e taluda, podem ganhar uma nova cara com simples ações.
Vale lembrar: 
*móveis antigos tem maior resistência devido a sua madeira maciça e a qualidade do tratamento que lhes foram dados, então, muito cuidado para não inutilizar o móvel com erros infantis.
*Tenha paciência, trazer vida a um móvel tem de ser algo prazeroso e não pesaroso. 
*Sempre escolha as cores de acordo com algum motivo que se especial para você, observando que móveis antigos são geralmente de tons escuros, o que trás ao ambiente a sensação de peso, ja que os móveis mantém a total simetria entre seus elementos, e alguns são estritamente retos e duros, por isso, prefira tons claros, na maior parte da peça.

Vamos a ressurreição do móvel

Parte 1 - Lixagem e primeiras camadas

Lixar a peça até que comece a ver a madeira pura, lixe toda a parte do móvel em que será aplicado o acabamento. Utilize a lixagem para corrigir pequenos erros que porventura hajam no objeto, provocados pelo tempo.


Limpe com um pano semi-úmido para limpar todo o pó provocado pela lixa, e comece a pintar, utilizando a tinta spray alto brilho há maior chance de melhores resultados, já que a peça brilha mais ao final da pintura.


Prefira várias camadas finas, a uma única; várias camadas finas fazem com que a pintura fique mais uniforme em toda a peça.


Ao final da pintura por várias camadas, o resultado se observa na imagem a direita; o tampo ja mostra como é possível refletir imagens na madeira pintada.

Parte 2 - Acabamento


Faça o mesmo processo para outras cores e peças, o resultado final se confere na imagem acima. O objeto ganha nova vida e dá ao ambiente um requinte somente alcançado por móveis de tal importância histórica.

Você pode variar ainda com grafismo e/ou qualquer outro tipo de figura para personalizar o seu objeto e incorporá-lo ao seu ambiente.


A nova peça com tons claros e a utilização do constraste deixa o móvel mais leve e os detalhes lhes deixam mais contemporâneo.

Obrigado desde já pessoal,
para contato e projetos
até a próxima,
ao som de Hillsong - One Desire

Um comentário:

Contato para projetos de Design de Interiores

felipevillarctecta@yahoo.com.br